Durante a vida escolar, a crianças estão num processo contínuo de aprendizagem e desenvolvimento físico e cognitivo, que implica uma quantidade elevada de energia e nutrientes que ajudam a que o processo corra da melhor maneira possível.
A composição de um lanche saudável:
Laticínios: iogurte de beber, pacote de leite ou queijinhos individuais (devem ser privilegiadas as versões magras);
1 Peça de fruta: maçã, pêra e banana são as mais usuais por serem mais fáceis de comer;
1 Cereal: o mais comum é o pão, sendo o pão integral, de cereais ou de mistura os mais adequados. Pode conter um recheio, por exemplo fiambre de peru. As bolachas também podem ser uma alternativa ao pão, preferencialmente as que não contém grandes quantidades de açúcar e gorduras.
Opção 1:
1 Peça de fruta
1 Pão ou 1 fatia de pão com 1 fatia de fiambre de aves ou 1 fatia de queijo
1 Iogurte natural
Opção 2:
2 Panquecas de aveia e banana
1 Iogurte natural
Opção 2:
1 Peça de fruta
3 Bolachas de arroz sem sal com 1 fatia de fiambre de aves ou 1 fatia de queijo
1 Pacote de leite simples
Bibliografia
Site: Direção Geral da Saúde – Guia de Bolso Lanches https://www.apn.org.pt/documentos/guias/GuiadebolsoLanches.pdf
Site: Direção Geral da Saúde – Cuidados Alimenatres e atividades para as crianças em tempo de covid19 https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/cuidados-alimentares-e-atividades-para-criancas-em-tempos-de-covid-19-pdf.aspx
Site: Alimentação Saudável dos 0 aos 6 anos - Linhas de Orientação para Profissionais e Educadores: https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/alimentacao-saudavel-dos-0-aos-6-anos-linhas-de-orientacao-para-profissionais-e-educadores.aspx
Por: Inês de Carvalho Martins: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Telheiras, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº3548N.
Comments