top of page

ENRIQUEÇA OS SEUS COZINHADOS COM ESPECIARIAS E ERVAS AROMÁTICAS

As especiarias e as ervas aromáticas são uma opção bastante saudável para temperar os alimentos, pois apresentam características organoléticas que aumentam o sabor dos mesmos, assim como propriedades medicinais.


Em Portugal, tem-se verificado um consumo excessivo de sal, cerca de 7 g por dia. Por isso, é considerado um fator de risco para doenças cardiovasculares (DCV), devido ao aumento de pressão arterial na população. As recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam para uma ingestão diária de 5 g de sal. As especiarias e as ervas aromáticas constituem uma das principais estratégias para a sua redução na alimentação diária. Entre as diversas características nutricionais, destacam-se a presença de vitaminas e minerais e de quantidades significativas de antioxidantes como os compostos fenólicos. Alguns dos potenciais benefícios são a inibição da ação dos radicais livres, a modulação do processo de carcinogénese e a diminuição dos níveis de colesterol sérico pela redução da oxidação do colesterol LDL.


Dando alguns exemplos: alecrim, cebolinho, coentros, hortelã, manjericão, orégãos e salsa são ricos em vitamina C, vitamina A, potássio, cálcio, fósforo e folatos. O açafrão rico em manganês, ferro, vitamina B6 e potássio e a canela em manganês, ferro e cálcio. Para que as propriedades fitoquímicas e nutricionais se mantenham o menos alteradas possível é aconselhado utilizar as ervas aromáticas frescas e adicioná-las no final da preparação para reduzir o impacto da ação do calor sobre as vitaminas e os fitoquímicos.


Aromatize os seus cozinhados com especiarias e ervas aromáticas e receba todos os seus benefícios para enriquecer a sua saúde.

REFERÊNCIAS:

Associação Portuguesa de Nutrição: https://www.apn.org.pt/

Nutrimento (Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável): http://nutrimento.pt/


Por: Milene Celestino: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Montijo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1154N.

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page