A vitamina B12 é muito importante para a formação de glóbulos vermelhos pela medula óssea e tem um papel fundamental no bom funcionamento do cérebro e sistema nervoso, onde desempenha um papel fundamental na replicação celular e no metabolismo dos ácidos gordos. É uma vitamina complexa, unicamente produzida por bactérias. Não existem fontes vegetais naturais de B12.
A hipovitaminose surge da absorção inadequada, de defeitos genéticos que alteram o transporte pelo corpo ou da ingestão inadequada como resultado da dieta.
A escolha de limitar ou remover alimentos de origem animal da dieta tem sido mais frequente devido a razões éticas, ambientais e de saúde. Surgem dúvidas sobre se algumas dessas restrições podem ser prejudiciais ou úteis.
A dieta vegetariana pode ser sustentável em todas as fases da vida e em todas as condições fisiológicas, incluindo gravidez e lactação. Quando comparados aos não vegetarianos, os vegetarianos têm o índice de massa corporal (IMC), o colesterol sérico, a glicose sérica e a pressão arterial reduzidos, com menor taxa de mortalidade por doença cardíaca. No entanto, subestimar a suplementação correta da B12 pode anular esses benefícios. Também é necessário que a dieta seja equilibrada e nutricionalmente adequada para reduzir os riscos de outras deficiências que possam afectar indiretamente a absorção da B12.
Estudos sobre o uso de alimentos vegetais para aumentar a sua ingestão são promissores, mas ainda insuficientes. Algumas algas, cogumelos e alimentos fermentados podem ser uma fonte útil, mas os dados ainda são insuficientes.
A suplementação é necessária, independentemente do tipo de dieta vegetariana. Em casos de má absorção, como hipocloridria ou défice funcional, as quantidades podem ser insuficientes. Nos idosos, a diminuição da secreção gástrica reduz as capacidades de absorção direta, ao mesmo tempo, a barreira gástrica natural diminui com o consequente risco de supercrescimento bacteriano gastrointestinal.
Pode haver ainda outras causas, como o desequilíbrio da flora intestinal, algumas doenças crónicas intestinais como a doença de Crohn ou intolerâncias graves ao glutén e ainda algumas operações ao estômago ou na parte do intestino delgado que absorve a B12.
Altos níveis de administração, em particular, levam a eventos adversos raros, principalmente dermatológicos, como prurido e erupções cutâneas. A suficiência das reservas corporais não deve ser motivo para adiar a suplementação, visto que a manifestação da deficiência pode ocorrer por meio de sinais neurológicos muitas vezes irreversíveis.
Apesar de estar associada à alimentação vegan, todos deveríamos verificar os níveis séricos e, se necessário, fazer uma suplementação certificada com hidroxocobalamina, sempre com a supervisão de um médico ou nutricionista. Principalmente os adeptos de alimentos processados, de produtos de origem animal de produções exaustivas, cheios de antibióticos, legumes e frutas tratados com pesticidas.
Bibiografia
Review; Cureus. 2020 Oct 26; 12(10):e11169. doi: 10.7759/cureus.11169.
Vitamin B12 Supplementation: Preventing Onset and Improving Prognosis of Depression
Prerna Sangle 1, Osama Sandhu 2, Zarmeena Aftab 1, Adarsh Thomas Anthony 1, Safeera Khan 2
Affiliations expand
Review, Am Fam Physician. 2003 Mar 1;67(5):979-86.
Vitamin B12 deficiency
Robert Oh 1, David L Brown
Por: Maria Carlos Marcelo: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Quinta do Conde, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1657N
Comments