top of page

Manteiga Ghee

Ghee, também conhecido como manteiga clarificada, tem sido utilizado há milhares de anos na Ayurveda como agente terapêutico. É um superalimento milenar delicioso, desperta o sabor dos alimentos de forma única e por isso tem sido a opção preferida dos chefs de cozinha. É considerado um elixir nutritivo e rejuvenescedor para todos os sistemas do organismo. Não precisa de refrigeração pois é um óleo puro e, se conservado ao abrigo da luz dura até dois anos sem alterar seu sabor. Na Índia, o ghee envelhecido por 10 anos ou mais é chamado Purana Ghrita – um precioso medicamento utilizado na Medicina Ayurveda para distúrbios neurológicos.


O leite é naturalmente composto por água, hidratos de carbono (lactose), proteínas (caseína), lípidos, vitaminas, sais minerais e enzimas. Do leite faz-se a manteiga, e desta faz-se o ghee. Através de um processo de aquecimento lento, de forma a preservar as suas propriedades, este alimento corresponde à mais pura gordura do leite com vitaminas e sais minerais. No filtro ficam praticamente todas as caseínas e lactose o que torna a manteiga clarificada tão bem tolerada pelo organismo.


É um excelente meio de transporte de nutrientes e produtos de excreção, sendo utilizado em processos de desintoxicação ayurvédicos.


Possui propriedades terapêuticas importantes como o auxílio no equilíbrio do Agni – fogo digestivo –, o combate de inflamações gastrointestinais e úlceras. Ainda contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para o tratamento de problemas nos pulmões, para a otimização da memória e para a purificação dos canais e condutos do organismo.


Promove o rejuvenescimento e a longevidade, melhora a memória e reduz os efeitos do stress. Hidratante, calmante, com efeito regenerador da pele, antirrugas e anti envelhecimento.


É composta por vitamina E e beta caroteno, que lhe conferem também um efeito antioxidante.


Não deve ser consumida em excesso, particularmente em casos de níveis de colesterol, triglicéridos ou açúcar no sangue.


 

Bibliografia:


The effect of ghee (clarified butter) on serum lipid levels and microsomal lipid peroxidation


 

Por: Maria Carlos Marcelo: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Seixal, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1657N

37 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page