top of page

Utilização do gengibre no controlo da diabetes

De acordo com um estudo intitulado “Effectiveness of ginger in reducing metabolic levels in people with diabetes: a randomized clinical trial“, publicado na Revista Latino-Americana de Enfermagem (RLAE), o gengibre reduz as taxas de glicemia e os níveis de colesterol, de pacientes com diabetes tipo 2, ajudando no controle da doença.


Esta investigação teve como objetivo avaliar a efetividade do gengibre (Zingiber officinale) na redução de níveis glicêmicos e lipídicos de pessoas com diabetes tipo 2.


O diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes e manifesta-se quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não a fabrica em quantidade suficiente para controlar a taxa de glicemia no sangue.


Este estudo demonstrou que o consumo diário de 1,2 g de gengibre durante 90 dias diminuiu os valores da glicemia venosa em jejum, colesterol total e colesterol LDL em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2.


 

Fonte: Carvalho Gerdano, Neto José, Araújo Márcio, et al. Effectiveness of ginger in reducing metabolic levels in people with diabetes: a randomized clinical trial. Rev. Latino-Am. Enfermagem vol.28 Ribeirão Preto 2020 Epub 09-Out-2020. Doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3870.3369.


 

Por: Marta Crespo: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Linda-a-Velha, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº3448N.

18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page