top of page

Gelados sem leite? Sim, é possível.

Os gelados e os sorvetes são saborosos, refrescantes e muito apreciados no Verão! Enquanto os sorvetes são feitos à base de água, o gelado é mais cremoso, na maior parte das vezes confecionado com leite e/ou outros subprodutos do mesmo, como natas, leite em pó, etc. Na sua constituição estão tradicionalmente envolvidos ovos, açúcar, frutas, bem como diversos corantes e conservantes. Assim sendo podemos afirmar que, apesar de encaixarem na dieta vegetariana, não encaixam na dieta vegan.


Hoje em dia, e com toda a controvérsia que existe em torno do leite e dos seus derivados, a procura por gelados sem leite é cada vez maior, mas se olharmos bem para os rótulos das opções ditas vegans ou vegetarianas ficamos sem saber bem se o “crime compensa” – muitas vezes, para conseguirem uma textura e um sabor próximos dos originais, a lista de ingredientes é tão extensa e com nomes tão complicados que ficamos sem entender o que estamos realmente a comer.


O ideal é fazermos sempre os nossos gelados em casa! É muito fácil, ficam prontos na hora e é só saborear. Fruta congelada, bebidas vegetais de qualidade, abacate, cremes de frutos gordos (como o creme de coco ou caju), adoçantes naturais, entre outros ingredientes fazem gelados fantásticos.


Para comprovar experimente colocar num miniprocessador de alimentos: 1 banana muito madura congelada, 30 ml de uma bebida vegetal sem açúcar, 1 tâmara ou 1 colher de sopa de um adoçante a gosto, 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim. Triture tudo e sirva com manteiga de amendoim a gosto, amendoins torrados, chocolate negro… enfim, o que gostar! Ou então triture fruta congelada (frutos vermelhos, por exemplo), com 400ml de leite de coco e sirva com um doce de frutos vermelhos sem açúcar e pepitas de chocolate negro.


Afinal é fácil fazer gelados sem leite e derivados e sem listas enormes de ingredientes que desconhece! Basta dedicar 10 minutos do seu tempo!


 




 

Por: Ema Mateus Roupa: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Sines e Santiago do Cacém, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº0702N.

198 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page