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Hábitos que nos levam a engordar ao fim de semana

Depois de passarmos os cinco dias úteis da semana a comer alimentos pouco calóricos é normal que quando chega o fim de semana desejamos comer o que nos apetecer. Sem restrições! Mas, será que compensa arruinar todo o esforço feito durante a semana?


Vamos supor que de segunda a sexta-feira temos um défice calórico de 500 Kcal, ao todo quando chega o fim de semana reduzimos 2500Kcal. Agora, vamos supor que no fim de semana vamos consumir alimentos com grandes valores calóricos. Conseguimos ingerir as 2500Kcal que tínhamos conseguido reduzir com facilidade e todo o esforço feito durante a semana seria em vão. Logo não iria ser possível dar-se uma redução de peso e não conseguiríamos alcançar os resultados pretendidos.

Ter um comportamento sedentário no fim de semana é outro hábito que nos pode levar a engordar. Quando chega o final de semana, muitos de nós pensamos em descansar e passar o dia inteiro no sofá, o que por vezes nos leva também a fazer vários snacks pouco saudáveis ao longo do dia. Esta combinação, falta da prática de exercício e excesso calórico poderá levar-nos a engordar.

De uma maneira geral, devemos ter equilíbrio e tentar manter-nos o mais próximo possível da alimentação feita durante a semana. Escolher apenas uma refeição para exceder um pouco é uma boa opção. E para combater o sedentarismo, em vez de passar o dia inteiro sem fazer qualquer tipo de atividade física e consequentemente ingerir grandes quantidades de alimentos muito calóricos, tente sair um pouco: dar algumas caminhadas ou fazer algo que o motive para a prática de exercício.

Por: Ana Patrícia Santos: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Torres Vedras, membro estagiário da Ordem dos Nutricionistas n° 3104NE

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