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Cuidados nutricionais para cabelo e unhas

Uma má alimentação e consequente défice nutricional pode contribuir para anormalidades cutâneas, envolvendo unhas e cabelo, pelo que o fornecimento de nutrientes adequados são importantes para as fortalecer. De destacar que a queda de cabelo é um fenómeno normal, muito comum no Outono, que ocorre devido à renovação capilar. Devemos ter uma especial atenção quando a queda é maior do que a esperada.


Seguem-se os nutrientes mais importantes para um cabelo e unhas saudáveis e as respetivas fontes alimentares:

  • Selénio: Aves, nozes, sementes, trigo, cevada, carne bovina e batatas são boas fontes.

  • Biotina: Carnes, ovos, sementes de girassol, amendoim, cogumelos e batata-doce são alimentos ricos nesta vitamina. De realçar que o seu défice pode ocorrer devido ao consumo excessivo de clara de ovo crua (rica numa proteína, a avidina, que impede a absorção da biotina).

  • Zinco: Fontes dietéticas ricas em zinco incluem carne, peixe, ostras, fígado, feijão e soja.

  • Cobre: Carnes, soja, nozes, sementes, feijão, marisco e cogumelos são boas fontes de cobre na dieta.

  • Ferro: existem 2 tipos de ferro – o ferro heme e o ferro não heme, sendo que o primeiro tem uma absorção 2 vezes melhor do que o ferro não heme, e ambos podem ser aumentados pela ingestão simultânea de vitamina C. O ferro heme é encontrado em alimentos de origem aninal, como carnes, aves e peixes, e o ferro não heme é encontrado em legumes e hortaliças, frutos gordos, leguminosas e produtos fortificados.

  • Ácidos gordos essenciais (ácido linoleico e a-linolénico): encontrados em gorduras e óleos de milho, soja e cártamo.


O défice destes nutrientes pode ocorrer devido a distúrbios de má absorção, a doenças e cirurgias gastrointestinais, ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, em mulheres grávidas e lactantes, bem como outros quadros patológicos, que se podem manifestar pela queda de cabelo e unhas quebradiças. Vegetarianos e vegans têm frequentemente défices em alguns destes nutrientes.


Nem sempre é possível garantir o aporte nutricional suficiente, principalmente nos casos referidos, pelo que a suplementação deve ser considerada. Contudo, é recomendável pedir aconselhamento de um médico ou nutricionista para se informar sobre o produto mais adequado.



Referências:


Finner A. (2013). Nutrition and hair: deficiencies and supplements. Dermatol Clin;31(1):167-72.


Almohanna H., Ahmed A., Tsatalis J., Tosti A. (2019) The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther (Heidelb;9(1):51-70


Alexander J.(2007) Selenium. Novartis Found Symp ;282:143-9

Por: Ana Filipa Dias: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Gaia, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2594N.

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