top of page

O café é um ativador do tecido adiposo

A cafeína é um alcaloide vegetal que pode ser encontrado no café, chá, coca-cola e no chocolate, estes são alimentos amplamente consumido pela população e que estão normalmente associados à perda de peso e ao aumento de energia, bem como à redução do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.(1)


Um estudo recente veio demonstrar isso mesmo, indicando que beber uma chávena de café ajuda o corpo humano a queimar calorias ao ativar a “gordura castanha”.(2)


A “gordura má”, designada por “gordura branca”, é responsável pelo armazenamento de calorias e aloja-se na barriga, ancas e coxas, enquanto a “gordura castanha”, ou “gordura boa”, encontrada na zona do pescoço e ombros, ajuda a queimar calorias através de um processo que gera calor.

Ao aumentar a atividade do tecido adiposo castanho, melhora-se “o controlo do açúcar e os níveis de lípidos no sangue, ”enquanto que as calorias adicionais consumidas ajudam a perder peso”, como indica este estudo.


A investigação acabou por concluir que é necessário efetuar mais estudos de intervenção para avaliar se a ativação induzida por cafeína em humanos é dependente da dose, e definir igualmente qual a ingestão mínima necessária para uma resposta.(2)


Bibliografia:


1- Symonds, M. E.; Aldiss, P.; Pope, M. & Budge, H. Recent advances in our understanding of brown and beige adipose tissue: the good fat that keeps you healthy. F1000Res 7, https://doi.org/10.12688/f1000research.14585.1 (2018).

2- Velickovic, Ksenija; Wayne, Declan; Leija, , Hilda, et al. Cafeine exposure induces browning features in adipose tissue in vitro and in vivo. (2019) 9:9104, https://doi.org/10.1038/s41598-019-45540-1.


Por: Marta Crespo: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Linda-a-Velha, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº3448N ( martacrespo@kalorias.com )

41 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page