Impacto da alimentação no bronzeado

O Verão chegou, trazendo com ele a vontade de ir à praia e a procura por um bronzeado perfeito. Contudo, é necessário proteger a pele das radiações UV e para isso uma boa hidratação e uma alimentação equilibrada e adequada não podem faltar.


Existem alguns nutrientes presentes dos alimentos que não só ajudam a proteger como também favorecem o bronzeado.



Betacarotenos


Os betacarotenos, precursores da vitamina A, atuam diretamente na produção de melanina, uma proteína não só responsável pela coloração da pele, mas também pela proteção do DNA das células contra a radiação ultravioleta emitida pelo sol.


Quanto maior a percentagem de melanina, mais escura a pele, sendo por isso importante aumentar a ingestão de alimentos ricos em betacarotenos nesta altura do ano.


Os alimentos mais ricos em betacarotenos são as hortofrutícolas de cor verde-escura, laranja, amarela ou vermelha. Alguns exemplos são: cenoura, acelga, batata-doce, salsa, espinafres, nabiças, couve-galega, pimento, agrião, rúcula, manga, fisális, dióspiro, melão, meloa e abóbora.



Vitamina C


A vitamina C é conhecida por ser um poderoso antioxidante, mas também auxilia a ingestão de vitamina A, sendo por isso essencial a ingestão de alimentos ricos nesta vitamina. Podemos encontrá-la em alguns frutos como os citrinos, frutos vermelhos, kiwi e abacaxi.



Vitamina E


A vitamina E é responsável pela proteção das células contra as radiações solares, ajudando a manter uma pele e um bronzeado mais saudável. Podemos encontrar esta vitamina E em alimentos como azeite, frutos oleaginosos, sementes e gema de ovo.



Água


Não nos podemos esquecer também da importância da água! Nesta época do ano a desidratação pode ocorrer com mais facilidade devido às altas temperaturas. A hidratação da pele é fundamental para um bronzeado saudável. Se esta começar a esfolar, o bronzeado desaparece. É recomendada a ingestão de no mínimo 2L de água por dia. Os sumos naturais de frutas, águas aromáticas e chás podem ser uma boa opção para melhorar a ingestão de água.



Para garantir o bronzeado perfeito este Verão, mantenha uma alimentação equilibrada e rica nestes nutrientes, acompanhando com uma boa hidratação diária.


 

Bibliografia


Ana Margarida Dias. Nutrição e a Pele, 2008.


Wilhelm Stahl, Helmut Sies. β-Carotene and other carotenoids in protection from sunlight. The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 96, Issue 5, November 2012, Pages 1179S–1184S, 2012.


Tabela de Composição dos Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.


 

Por: Inês Ribeiro: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Gaia, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2955N

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