top of page

Benefícios do arroz vermelho

O aumento dos níveis séricos de colesterol constitui um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. As estatinas são um método farmacológico para reduzir os níveis que também diminuem o risco de eventos cardiovasculares. No entanto, esses valiosos medicamentos não podem ser usados ​​em todos os pacientes que precisam deles devido a contra-indicações e intolerância. É possível contar com a ajuda de nutracêuticos que reduzem a concentração sérica de colesterol.

Uma vez que existem inúmeros produtos deste tipo disponíveis no mercado, há necessidade de demonstrar a sua eficácia na prevenção de doenças cardiovasculares induzidas pela aterosclerose. Na literatura, tem sido dada uma atenção crescente à levedura de arroz vermelho.


O extrato de levedura de arroz vermelho é o nutracêutico mais eficaz do mercado para baixar o colesterol. A sua eficácia está diretamente relacionada com a quantidade de monacolina K presente no extrato (até 10 mg/dia). O consumo diário de monacolina K reduz os níveis plasmáticos de LDL-colesterol entre 15% e 25% dentro de 6 a 8 semanas. Certamente, a diminuição do LDL-colesterol é acompanhada por uma redução semelhante no colesterol total, HDL-colesterol e proteína C reativa de alta sensibilidade. Embora tenha um mecanismo de ação semelhante às estatinas, o consumo diário entre 3 e 10 mg de monacolina K tem riscos mínimos associados. São observadas mialgias leves apenas nos pacientes mais frágeis (aqueles que também não toleram doses mínimas de estatina).


A monacolina K encontrada na levedura de arroz vermelho é um suplemento seguro e eficaz para o controlo do colesterol elevado em pessoas sem fatores de risco cardiovascular associados. O arroz vermelho também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e cancros devido ao seu alto teor de antioxidantes, substâncias que protegem os vasos sanguíneos da formação de placas de ateroma e, consequentemente, protege o organismo de problemas como enfarte do miocárdio e AVC.

Além disso, favorece uma adequada renovação celular e estimula o sistema imunitário a combater células potencialmente cancerígenas.


Vários ensaios clínicos mostraram a correlação entre a diminuição dos níveis de LDL-colesterol e a redução do risco relativo de doença cardiovascular e de acidente vascular cerebral.


Como fonte alimentar, o arroz vermelho tem origem na China, a sua cor avermelhada é devido ao seu alto teor do antioxidante antocianina, excelente aliado na prevenção da diabetes.

Este tipo de arroz é um grão integral com alto valor nutritivo, sendo rico em nutrientes como ferro e fibras que favorecem o aumento do volume das fezes e a mobilização pelo trato gastrointestinal.

É rico em ferro, mineral essencial para o transporte adequado de oxigénio no sangue e para prevenção de quadros de anemia. Além disso, também possui vitamina B6, que atua na regulação do humor, do sono e do apetite.


 

Bibliografia


Dietary Anthocyanins and Insulin Resistance: When Food Becomes a Medicine


Red Yeast Rice for Hypercholesterolemia

Review Methodist Debakey Cardiovasc J. Jul-Sep 2019;15(3):192-199. doi: 10.14797/mdcj-15-3-192.


Hypolipaemic nutraceutics: red yeast rice and Armolipid, berberine and bergamot

Review. Ann Agric Environ Med. 2021 Mar 18;28(1):81-88.

doi: 10.26444/aaem/130629. Epub 2020 Dec 2.


 

Por: Maria Carlos Marcelo: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Quinta do Conde, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1657N

28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page