Cuidados a ter com o armazenamento dos alimentos no Verão

Com a chegada do tempo mais quente os cuidados com a forma como armazenamos os produtos alimentares devem ser ainda mais redobrados, uma vez que as temperaturas elevadas promovem uma maior deterioração dos géneros alimentícios, podendo, inclusive, originar várias doenças de origem alimentar (toxi-infeções).


Certamente já reparou que determinada peça de fruta, por exemplo, as bananas, durante a estação do Inverno demoram mais tempo a maturar do que no Verão. Ora, tal acontece porque o calor acelera várias reações químicas que contribuem para esse processo. Adicionalmente, o aumento de temperatura promove um ambiente mais favorável para a proliferação de microrganismos, como bactérias, que irão originar as tais doenças de origem alimentar. Assim sendo, o frigorífico revela-se o nosso melhor aliado.


De forma a manter os seus alimentos na temperatura adequada, o frigorífico deve sempre ser mantido a uma temperatura entre os 0ºC e os 5ºC, enquanto o congelador deverá apresentar uma temperatura de -18ºC. Além disso, é de extrema importância respeitar sempre as instruções de armazenamento dos produtos indicada nos rótulos e armazená-los de acordo com a sua data de validade, colocando os que têm um fim de validade mais próximo da zona de melhor visibilidade, de maneira a serem consumidos de forma prioritária.


Evite colocar diretamente no frigorífico alimentos quentes, tais como sopa ou refeições acabadas de preparar, já que tal irá aumentar a temperatura dos restantes alimentos que já se encontravam no frigorífico. Opte por arrefecê-los primeiro um pouco à temperatura ambiente, porém evite que esse arrefecimento exceda as 2 horas.


O momento da aquisição dos alimentos requer também cuidados especiais, nomeadamente na verificação do seu correto armazenamento, prazos de validade e ainda a ordem pela qual colocamos os produtos no carrinho. Os alimentos congelados e refrigerados, como as carnes, peixe e lacticínios devem ser deixados para o final das compras, sendo os primeiros a ser armazenados quando chega a casa.


Para além de todos estes fatores, no verão verificamos um aumento de atividades fora de casa que promovem o transporte de alimentos, como por exemplo, piqueniques, idas à praia, entre outras, nos quais a conservação nem sempre será a ideal.


De facto, há géneros alimentícios que requerem uma maior atenção por serem mais sensíveis a variações de temperatura, nomeadamente lacticínios como queijos, iogurtes e leite; ovos; molhos, etc. No caso de decidir transportar este tipo de alimento consigo deve sempre fazê-lo recorrendo a uma lancheira térmica, para que a temperatura possa ser mais facilmente mantida. De notar que não deve colocar estas malas térmicas dentro do frigorífico já que são um excelente meio de contaminação. Deve sim optar por deixá-las num local à sombra, evitando diretamente a exposição à luz solar.


Algo muito frequentemente consumido nesta fase do ano, quer pela sua praticidade, como também pelo seu potencial nutricional, são as saladas frias. Facilmente transportáveis com recurso a um recipiente hermético ou até mesmo num frasco de vidro, desde que bem vedado para evitar a contaminação pelo ar. No entanto, deve ser tida em consideração o tipo de condimentos e alimentos adicionados à mesma, assim como a correta higienização de todos os hortícolas. Evite a adição de molhos, tais como maioneses. Para além de não serem nutricionalmente interessantes, apresentam um maior risco de contaminação. Garanta que todos os alimentos estão bem confecionados, em especial, as carnes, pescado e ovos, e no caso de reaquecimento de refeições, garanta que o mesmo é feito de forma homogénea.


Esta época do ano é bastante rica em variedade de alimentos. Aproveite-a da forma mais segura possível!


 

Referências:


https://www.asae.gov.pt/perguntas-frequentes1/area-alimentar/conservacao-dos-alimentos-no-frio.aspx


 

Por: Andreia Matos Ribeiro: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Braga, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº4854N

14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo