top of page

8 Alimentos que protegem contra o sol

Além da utilização indispensável de protetor solar, alguns alimentos podem ajudar a proteger a nossa pele dos danos causados pela exposição aos raios UV. Um estudo publicado no National Center for Biotechnology Information (NCBI) sugere que a ingestão de alimentos ricos em carotenóides, vitaminas C e E, e polifenóis pode fornecer proteção contra os efeitos dos raios UV. Abaixo uma lista desses alimentos que devemos privilegiar nesta época do ano de maior exposição solar. 1. Tomate Um estudo da Universidade de Michigan revelou que o licopeno, um antioxidante encontrado nos tomates, pode ajudar a prevenir queimaduras solares na pele. Além de ser um alimento pouco calórico, o tomate possui uma substância essencial para a proteção contra os raios UV: o licopeno. O licopeno é um antioxidante que ajuda a impedir e reparar os danos causados às células pelos radicais livres -- que são formados devido à superexposição ao sol. A cada 100 gramas de tomate há, em média, 3,31 mg de licopeno. Importante ressaltar que a absorção do licopeno é maior quando o tomate é cozido. 2. Peixes como salmão, sardinha e cavala Estes peixes devido ao seu conteúdo em ômega-3 mantém uma camada de gordura saudável sob a pele. Assim, ele impede que os raios solares provoquem danos à epiderme. 3. Cenoura A cenoura possui uma substância caratenóide que é responsável por sua cor alaranjada. Chamada de beta-caroteno, que melhora o desempenho da retina e previne os danos causados pelos raios do sol. Além disso, um estudo coreano revelou que o beta-caroteno pode também reverter o processo de envelhecimento da pele. 4. Espargos Os espargos são ricos num dos antioxidantes mais importantes das células: a vitamina E. Também chamada de tocoferol, ela auxilia no metabolismo hepático, no funcionamento do sistema imunológico e, principalmente, na cicatrização da pele. Isso acontece, em parte porque a vitamina E promove a formação de fibras de colágeno. 5. Batata - doce Há semelhança da cenoura, a batata doce também possui a cor alaranjada devido ao beta-caroteno. Por ser um antioxidante, além de proteger a pele dos raios solares, essa substância também auxilia na obtenção do bronzeamento. A explicação para isso é que quando o beta-caroteno entra no organismo, ele se transforma em vitamina A, o que auxilia na formação da melanina.

6. Cacau Este possui flavonóides, uma substância importante para prevenir os danos causados pelos raios solares. Além disso, os flavonóides têm capacidades anti-inflamatórias, anti-alérgicas e anti-hemorrágicas. 7. Chá verde Ele é rico em polifenóis, um antioxidante natural que fornece proteção contra raios UV. 8. Kiwi O kiwi possui uma grande quantidade de vitamina C. Como essa substância auxilia na produção natural do colágeno, torna-se essencial para evitar o envelhecimento da epiderme. A vitamina C também tem ação antioxidante e, por isso, protege a pele contra a degradação causada pelos radicais livres.

 

Ref. bibliográficas: Sol e pele”. Cap.8 – “Proteção contra a radiação solar”. SPDV (Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia). www.spdv.com.pt Tabela de Composição dos Alimentos. Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge.

 

Por: Adriana Roque: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Linda-a-Velha, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº3639N.

46 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page