Krush It

Fechar

08.05.2016

O que comer antes e após o treino?

Todos os alimentos que forem consumidos antes e após a atividade física, afetará o desempenho e esforço físico no treino e a sua recuperação.  

Antes do treino, aconselha-se uma refeição de fácil digestão 1 a 2 horas antes, de modo a que o seu desempenho seja ótimo. Os hidratos de carbono são a nossa principal fonte de energia durante o exercício. Se existir um baixo nível de reservas energéticas, o cansaço surgirá com maior facilidade.

Esta refeição deve ser rica em alimentos compostos por hidratos de carbono de lenta absorção (pão de mistura, flocos de aveia, batata-doce ou massa integral), pobre em gorduras e moderada em alimentos proteicos (ovo ou carnes brancas). Aconselha-se a não ingestão de laticínios, uma vez que poderá dificultar o processo digestivo.

Após a prática de atividade física deverá existir um reabastecimento da energia e dos nutrientes perdidos, de maneira a facilitar a recuperação. Assim é essencial optar por alimentos de rápida absorção como alimentos ricos em hidratos de carbono de elevado índice glicémico (fruta, por exemplo) e proteína (ovo, carnes brancas, peixe ou proteína whey).